_______________________________________________________________________________________________________________________________
What I hear, I hear, What I see, I remember, What I do, I understand
This philosophy guides me to begin this Art Blog to give to my visitors the chance to see, at a glance, the art culture of different artists from different countries through their art works with the purpose to entertain, educating the mind and stir the heart
Painting, illustration, photography, design, music, film, architecture etc shall be here
Welcome
___________________________________________________________________________________________________________________________________

5 de fevereiro de 2018

VIOLETA PARRA
Nasceu em 1917 em San Carlos, Chile e faleceu a 5 de Fevereiro de 1967.
Foi compositora, cantora, pintora e ceramista.
Filha de uma costureira e de um professor de música. O seu pai alcoólico morreu cedo e deixou o violão para os filhos. Foi Violeta quem mais se aproveitou dessa herança aprendendo a tocar sózinha quando ainda tinha 9 anos. 
Sem dinheiro e sem possibilidade de prosseguir os seus estudos, junta-se a 3 irmãos e formam um grupo musical "Los Hermanos Parra" e tocavam nos bares de Santiago.
Chegou até a cantar em grupos de teatro e circo.
Anos depois foi convidada a apresentar-se em escolas e universidades cantando e partilhando as suas recolhas folclóricas.
Quanto ao seu talento para a pintura, apenas referir que em 1964 as suas obras foram apresentadas no Museu do Louvre, em Paris.
Santiago fundou o Centro Cultural "La Carpa de la Reina" onde aconteceram encontros de música e dança. E foi neste Centro que se suicidou com um tiro.
Em 2011 foi lançado o filme "Violeta foi para o Céu", de Andrés Wood.
Deixou-nos vasta obra donde saliento a icónica canção "Gracias a la vida" e claro, Isabel e Tita Parra, a filha e a neta que também cantam.



"Velorio del angelito"




"El circo", 1961


"Bordado"


"Prisonero inocente", 1964








"Contra la guerra"






"Niños en fiesta", 1963-1965




Pintura de Claudia Martines dedicada a Violeta Parra

Sem comentários:

Enviar um comentário