_______________________________________________________________________________________________________________________________
What I hear, I hear, What I see, I remember, What I do, I understand
This philosophy guides me to begin this Art Blog to give to my visitors the chance to see, at a glance, the art culture of different artists from different countries through their art works with the purpose to entertain, educating the mind and stir the heart
Painting, illustration, photography, design, music, film, architecture etc shall be here
Welcome
___________________________________________________________________________________________________________________________________

24 de novembro de 2016

AMADEO DE SOUZA-CARDOSO
(1887-1918)
Nasceu em Manhufe, Portugal.
Estudou em Amarante e Coimbra e depois seguiu para Lisboa onde frequentou o curso de desenho na Academia de Belas-Artes.
Um ano depois parte para Paris onde vive intensamente a vida artística enquanto frequenta aulas de pintura em academias livres.
Publica o album "XX Dessins" e ilustra alguns livros. Foi nesse periodo que preparou 8 trabalhos para expôr em Nova York, Chicago e Boston. E também expôs com sucesso em Berlim.
Regressa a Portugal em 1914, no início da 1ª guerra, e fixa-se na sua terra, em Manhufe. Sente um certo isolamento que é apenas quebrado pelo convívio com Eduardo Viana e Robert Delaunay (na altura a residir em Portugal).
Em 1916 expõe em Lisboa e no Porto.
Morreu com trinta anos mas deixou vasta obra. Foi um modernista que também se deixou influenciar pelo cubismo em grande expansão por toda a Europa. Explorou o expressionismo e outras inspirações e técnicas o levaram a que os seus últimos trabalhos fossem colagens.
 "cozinha da casa de Monhouce",   1913

 "barcos",   1913
"cafes de paris"

"avant la corrida"
 "crime abismo azul, remorso fisico",  1914
"cançao popular a russa e o figaro"
" Feira de Sevilha"
"les cavaliers"
"cafes de paris"

Sem comentários:

Enviar um comentário