(1885-1935)
Nasceu no Serro, Minas Gerais, Brasil.
Estudou artes no Rio de Janeiro e, com apenas 25 anos, decidiu partir para Paris. E foi dividindo a sua vida entre o Brasil e Paris até que acabou por lá se fixar no início dos anos 50.
Aí conviveu com artistas como Manet e Degas, entre outros, de quem veio a receber uma certa influencia na sua pintura sem, no entanto, abandonar o seu estilo mais académico porque isso lhe dava os meios de que precisava para viver.
Também ensaiou Pontilhismo à maneira de Seurat e pintou como um futurista, exemplo do seu quadro "Mulher em circulos".
Foi um artista muito eclético que soube desenvolver, com êxito, a sua profissão de professor sendo ao mesmo tempo pintor, desenhador, escultor e caricaturista.
Como caricaturista, foi autor de caricaturas muito criticas e mordazes publicadas em diversas revistas tais como a Cigarra, Bruxa e o Malho, para as quais trabalhou.
Como escultor deixou, entre outras, a peça Manequinho que, na verdade, é a sua versão de Manekin-pis de Bruxelas.
Morreu em Paris em 1935, deixando grande parte da sua obra e dos seus bens para que a Escola Nacional de Belas Artes desse apoio a artistas mais carenciados.
"O Manequinho" |
"Arrufos", 1887, óleo sobre tela |
"namoro do guarda" |
"retrato de Abigail", 1900 |
"a tagarela", 1893, óleo sobre tela |
"maternidade em circulos", 1908 |
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