_______________________________________________________________________________________________________________________________
What I hear, I hear, What I see, I remember, What I do, I understand
This philosophy guides me to begin this Art Blog to give to my visitors the chance to see, at a glance, the art culture of different artists from different countries through their art works with the purpose to entertain, educating the mind and stir the heart
Painting, illustration, photography, design, music, film, architecture etc shall be here
Welcome
___________________________________________________________________________________________________________________________________

14 de abril de 2017

JULIO RESENDE
1917-2011
Festejamos o Centenário do nascimento de Júlio Resende.
Nasceu no Porto onde estudou e se diplomou na Escola de Belas Artes em 1945.
Como bolseiro pelo Instituto de Alta Cultura vai para Paris e Itália. Estudou técnicas de fresco e gravura na École des Beaux Arts e frequentou a Académie Grande Chaumière. E aí despertou para uma pintura abstracionista.
No entanto a sua plasticidade evolui passando por várias formas mas mantendo-se um expressionista entre o figurativo e o abstracto.
Foi professor do ensino secundário durante um certo tempo, enquanto não se decidira dedicar-se em exclusivo às artes.
Começou a sua vida de artista fazendo ilustrações e banda desenhada para jornais e publicações infantis, destacando "Papagaio" .
Em 1946 apresentou a sua primeira exposição em Lisboa e seguiram-se inúmeras outras um pouco por todo o mundo. Representou o País em colectivas nas Bienais de São Paulo, Veneza, Londres e Paris entre outras.
Como ilustrador deixou o seu traço em diversas obras de grandes escritores e poetas. Destaco a "Aparição" de Virgílio Ferreira; "Retalhos da vida de um médico" de Fernando Namora; "Noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner  e também "Aquela nuvem e outros" de Eugénio de Andrade.
As suas viagens pelo mundo mais exótico, como Cabo-Verde, Ilha de Moçambique, Goa e Brasil estão eternizadas pela obra que esses lugares inspiraram.  Obra cheia de luz e cor.
Não é por acaso que uma vez disse  "As cores mandam em mim", frase que se tornou o titulo de uma exposição.
A Fundação Julio Resende em Valbom, Gondomar conta com um vasto espólio de duas mil obras.



"Alentejo"


"rapaz do tambor",  1944






"mulheres de Mira",   1949


auto retrato


"Aparição" , Virgilio Ferreira


"Retalhos da vida de um médico", Fernando Namora

Sem comentários:

Enviar um comentário