JULIO RESENDE
1917-2011
Festejamos o Centenário do nascimento de Júlio Resende.
Nasceu no Porto onde estudou e se diplomou na Escola de Belas Artes em 1945.
Como bolseiro pelo Instituto de Alta Cultura vai para Paris e Itália. Estudou técnicas de fresco e gravura na École des Beaux Arts e frequentou a Académie Grande Chaumière. E aí despertou para uma pintura abstracionista.
No entanto a sua plasticidade evolui passando por várias formas mas mantendo-se um expressionista entre o figurativo e o abstracto.
Foi professor do ensino secundário durante um certo tempo, enquanto não se decidira dedicar-se em exclusivo às artes.
Começou a sua vida de artista fazendo ilustrações e banda desenhada para jornais e publicações infantis, destacando "Papagaio" .
Em 1946 apresentou a sua primeira exposição em Lisboa e seguiram-se inúmeras outras um pouco por todo o mundo. Representou o País em colectivas nas Bienais de São Paulo, Veneza, Londres e Paris entre outras.
Como ilustrador deixou o seu traço em diversas obras de grandes escritores e poetas. Destaco a "Aparição" de Virgílio Ferreira; "Retalhos da vida de um médico" de Fernando Namora; "Noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner e também "Aquela nuvem e outros" de Eugénio de Andrade.
As suas viagens pelo mundo mais exótico, como Cabo-Verde, Ilha de Moçambique, Goa e Brasil estão eternizadas pela obra que esses lugares inspiraram. Obra cheia de luz e cor.
Não é por acaso que uma vez disse "As cores mandam em mim", frase que se tornou o titulo de uma exposição.
A Fundação Julio Resende em Valbom, Gondomar conta com um vasto espólio de duas mil obras.
"Alentejo"
"rapaz do tambor", 1944
"mulheres de Mira", 1949
auto retrato
"Aparição" , Virgilio Ferreira
"Retalhos da vida de um médico", Fernando Namora
Sem comentários:
Enviar um comentário